quarta-feira, 26 de outubro de 2011

RELEMBRAR- Anos 80 e 90

Quanta coisa ficou pra tras?
Quantas vezes você disse: meus filhos nunca saberão o que é brincar disso...
E as músicas? Tem músicas que nos remetem no tempo.
Lembrar da melhor fase de nossas vidas, nossa infância, nossa velha infância e adolecencia nos anos 80 e 90!
Músicas, brinquedos, brincadeiras, desenhos, programas de tv, roupas, modernidades eletrônicas da época e tantas outras coisas que nos levam de volta ao passado. Só aí nos damos conta de que o tempo passou!
Em meio a pesquisas pra esse Post, achei coisas que eu nem lembrava mais, por isso decidi dividi-lo em partes. Nesse vou falar sobre nossas brincadeiras, nossos brinquedos, tudo que marcou nossa fase de criança, a trilha sonora dela e outras coisas ficam para os próximos Posts.

Sempre digo que tive a melhor infância que uma criança poderia ter, não pelos brinquedos mas sim pela liberdade de brincar que hoje já não vemos mais.
Há 20 anos atrás, as ruas eram lotadas, crianças pulando corda, muleques jogando bola, todas correndo sem se preocuparem com o que iriam estar fazendo 20 anos depois.
A gente não precisava de brinquedos pra ser feliz. Teve época pra tudo, queimada, amarelinha, esconde-esconde, pega-pega, bandeirinha ou pique bandeira, essa era a minha preferida.
A gente desenhava as linhas do campo com tijolo de construção. E as mãos sujas de laranja? Ué limpava na roupa, coitada das nossas mães na hora de lavar!
E a bandeirinha era um mato qualquer que a gente colocava dentro de um círculo. O objetivo era o adversário entrar no nosso campo sem ser pego, roubar a bandeirinha e correr de volta pro campo dele. Só se ouvia a mulecada gritando "corre! corre!"
Teve fases em que as brincadeiras eram só entre meninas, casinha com bonecas, pular elástico, barbie. E os meninos com suas latas cheias de bolinhas de gude, suas pipas.
Lembro que na época de férias meu primo soltava pipa, e não tinha essa de comprar pipa pronta não, eles mesmos faziam, desde afinar a vareta até cortar tirinhas de sacola (ou saco de lixo) pra fazer as rabiolas.
E tinha que ficar perfeita a folha na pipa, sem nenhum enrugado.
Meu primo era perfeccionista e pra ficar lisinha a folha ele colocava próximo ao fogo (no fogão) e não é que ficava esticadinha! Mas quantas pipas pegaram fogo assim!! hahaha!
Eu sempre queria uma pipa, mas meu primo falava "Só vai meninos e você não sabe soltar!"
E sobrava pra mim apenas os nózinhos na linha pra por a rabiola.
Mas de tanto encher o saco da minha mãe pra me dar uma pipa, ela me dava....uma capucheta! Quem se lembra das famosas capuchetas? Eram feitas com folhas de jornal, e nem subiam, eu corria feito doida e o máximo que elas iam era até o fio de energia do poste!
Carrinhos de rolemã tambem foram moda por uns tempos, meu Deus como faziam barulho, não é a toa que minha vizinha sempre reclamava!
Os meninos emendavam um carrinho no outro e virava um trem. Quantas vezes aquela rodinha maldita passou em cima do meu dedo!
Lembro quando fazia bolinhas de sabão, qual é a graça que eu via naquilo? Reamente não sei! Mas eu gostava rsrs...minha mãe enchia um copinho com agua e detergente (que não sei como eu conseguia engolir) e cortava um pedaço de mangueira ou de tubo de conduite pra assoprar.
Depois veio aquele brinquedo do Gugu de fazer Bolinha de sabão, que fazia umas bolhas enormes! Eu tive um desse!!
Mas quando o assunto é brinquedo, essa época teve vários especiais, desde jogos como Jogo da vida, Banco Imobiliário (que não tinha fim), Cara a Cara, Detetive...
E quando surgiu o Pogo Bol? A gente ficava pulando em cima daquilo feito louco!
Tinha Pega Varetas, Pula Pirata, lembro que o meu primo tinha um brinquedo chamado Boca Rica, era tipo um cofrinho que a gente colocava moedinhas de plástico até a portinha se abrir e sair todas as moedinhas lá de dentro!
Me diz qual era a graça do Lango Lango?! Era tipo um fantoche que ficava dando soquinhos.
Quem lembra do Aquaplay? Como eu gostava!
Quantas vezes estouramos os dedos com aquele Vai e Vem e o Bate-Bag? E mesmo com os dedos machucados eu insistia em brincar com aquilo!
E quando inventaram a Mola Maluca, enroscava tudo! Tinha de plástico toda colorida e tinha de ferro também, agora me diz, como é que a gente conseguia enroscar essas molas? Eu também não sei!
Acho na mesma época das molas, surgiram o Fluf, parecia um ouriço do mar só que de borracha e todo coloridinho, pra ser sincera eu não lembro o que a gente fazia com aquilo, só sei que tive um.
Os clássicos Lego, que vinham num baldão. E pra imitar tinha os Pinos Mágicos ou Lig Lig, meu primo era craque nisso fazia armas, metralhadoras...
Sem contar nos brinquedos de promoção da Coca-Cola e outras empresas lançavam.
Teve Iôiô, bolinhas de voley, futebol, tennis, mini craques da Copa, e aquela galinha do caldo Maggi, a galinha azul que botava ovos? Tazos que vinham dentro das embalagens de salgadinhos.
Ja na parte dos eletrônicos EU POSSO DIZER: EU TIVE UM ATARI! !!! Que felicidade! Aquele maldito controle que quebrava direto, meu pai abria sempre pra trocar a plaquinha que vivia dando problema! Sempre tinha um controle que ninguem queria jogar com ele, que quando a gente jogava River Raid o aviazinho ia direto sozinho pra parede e explodia! kkkk
Poderia falar um Post inteiro só do Atari, tinha muitos jogos que pra época era o máximo!
Outros video games surgiram, Mega Drive com aquela pistola com fio que tinha que acertar os patos na tela hahaha!
Mini game! E o fomoso Bichinho Virtual, que tinha que dar comida, carinho, brincar, colocar pra dormir, nossa que bobeira!
Com certeza devo ter esquecido MUITAS coisas, se você lembrar comenta ai.
Mas enfim essa foi e sempre será a melhor fase da minha vida!!!!
Fase em que eu nem imaginava o que estaria por vir anos depois.
Anos 80 e 90!
"QUE TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA NUNCA MAIS!"
Published with Blogger-droid v1.7.4

2 comentários:

  1. Nossa muito bom Paulinha...Lembrei do meu irmão que fazia pipa e nunca deixava eu ir com ele realmente so sobrava a rabiola...
    Ahh Tinha também,a brincadeira do taco era ótimo, de bixiga d'agua e caiu no poço..kkkk
    simplismente eu posso dizer que eu tive uma infancia saudavel..Graças a DEus,..
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Oiie Mila!! Tempos que ñ voltam mais!
    A gente era feliz e ñ sabia né?!
    Mas essa brincadeira de "caiu no poço" eu nao conheço rsrs.
    Bjaaao Mila e obg pela visita ;)

    ResponderExcluir